PROPRIEDADE INTELECTUAL: uma visão de Contrainteligência

  • Hércules Rodrigues de Oliveira

Resumo

A trajetória da humanidade foi determinada pela materialização das idéias. Foram os frutos do pensamento cognitivo que retiraram o homem da barbárie. As idéias, os métodos que as materializaram e seus produtos ocuparam e ocupam lugar de destaque na realidade competitiva atual. Não raro, autoridades políticas e científicas repetem a expressão de que “conhecimento é poder”. Nesse ambiente de competição exarcebada e informação abundante, a proteção ao conhecimento é essencial à promoção do desenvolvimento de um país. Nesse artigo, são apresentados exemplos da importância da atuação da Contrainteligência e explorados o papel da proteção e salvaguarda da produção científica, técnica e cultural de um país bem como de sua política de registro de patentes e o arcabouço jurídico institucional destinado a preservar a propriedade intelectual.

Biografia do Autor

Hércules Rodrigues de Oliveira

Mestre em Administração, instrutor de Contrainteligência. Escritor dos livros “Uma breve História do Conhecimento e de sua Proteção” e “Inteligência em Artigos”.

Publicado
2012-07-01
Como Citar
OLIVEIRA, H. R. DE. PROPRIEDADE INTELECTUAL: uma visão de Contrainteligência. Revista Brasileira de Inteligência, n. 7, p. 67-78, 1 jul. 2012.