Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Somente devem ser enviados para publicação trabalhos inéditos, que estejam de acordo com as normas de publicação da revista.
  • É vedada aos autores a submissão simultânea de trabalho enviado à RBI a outras revistas especializadas.
  • Podem ser usados pseudônimos ou abreviaturas para o nome dos autores, sendo vedado o anonimato. Cabe aos autores informar expressamente ao editor quando quiserem utilizar pseudônimo. Será mantido pelo editor um registro do nome verdadeiro dos autores para fins de cumprimento da legislação ou de decisão judicial.
  • Veja mais diretrizes para autores em Política Editorial da RBI

Diretrizes para Autores

A RBI aceita a participação de autores acadêmicos e profissionais, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas de Inteligência, sob a perspectiva das ciências sociais aplicadas, humanas, naturais e tecnológicas.

A RBI publica textos em português, espanhol e inglês.

Tipos de trabalhos aceitos

Textos relacionados com a área de Inteligência e suas vertentes que se enquadrem nas seguintes modalidades:

 Artigo

Texto em que se apresenta e se discute, de maneira clara e concisa, resultado de uma pesquisa ou estudo. Deve conter uma análise da temática, bem como apresentar elementos empíricos ou argumentações que sustentem as conclusões. Sua finalidade é divulgar conhecimentos e comunicar novas ideias, podendo possuir uma abordagem inicial sobre um tema ou uma revisão que analisa conteúdos já publicados.

Resenha

Apresentação crítica do conteúdo de uma obra. Trata-se de uma síntese clara de um livro ou de um escrito buscando apresentar os aspectos essenciais da obra em questão. Além de ter um caráter informativo, a resenha traz o ponto de vista de quem a elaborou, com base em pesquisas bibliográficas e na própria obra analisada.

Normas e modelo para artigos e resenhas disponíveis em:

Orientações gerais para submissão de arquivos.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.