DESCRIMINALIZAÇÃO DO DELITO DE POSSE DE ARMAS NO BRASIL

  • Douglas Morgan Fullin Saldanha

Resumo

Trata-se de estudo destinado a investigar as normas incriminadoras da Lei 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, mormente quanto ao delito de posse de armas. Aborda as alterações sofridas pela legislação do desarmamento, concernente às campanhas de regularização e de desarmamento, que ocasionou a descriminalização da conduta de posse de armas de fogo de uso permitido e de uso restrito. Outrossim, destaca-se, sobremaneira, a abordagem do tema sob o prisma dos princípios constitucionais que visam conter o aparelho estatal repressor, funcionando como uma forma de controle da atuação do direito penal. Por fim, diante do amplo estudo da referida temática e dos diplomas legais pertinentes, tecem-se considerações acerca da necessidade de alterações na regulamentação da campanha do desarmamento de modo a evitar o efeito reflexo de acarretar a abolitio criminis nos delitos de posse de armas de uso permitido e de uso restrito.

Biografia do Autor

Douglas Morgan Fullin Saldanha

Delegado de Polícia Federal lotado na Diretoria de Combate ao Crime Organizado em Brasília, pós-graduado em Direito Público e em Ciências Penais, e professor na Academia Nacional de Polícia.

Publicado
2009-10-01
Como Citar
SALDANHA, D. M. F. DESCRIMINALIZAÇÃO DO DELITO DE POSSE DE ARMAS NO BRASIL. Revista Brasileira de Inteligência, n. 5, p. 65-73, 1 out. 2009.