MAPAS COMO INSTRUMENTOS DE PROPAGANDA

  • Marcelo Wilker Oliveira
Palavras-chave: mapas; propaganda; Estado; cartografia

Resumo

O artigo aborda a veiculação de propaganda por meio de mapas, vistos muitas vezes como instrumentos isentos e objetivos. Porém, como concepções humanas e socialmente compartilhadas que são, os mapas embutem distorções técnicas, culturais e ideológicas, assumindo significado especial à Atividade de Inteligência, já que são capazes de integrar arsenal persuasivo que interessa ao Estado. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica na qual se destacam a aproximação da cartografia com o poder e exemplos históricos do uso de mapas como armas intelectuais, detalhando alguns elementos gráficos utilizados para a persuasão. Desta forma, conecta pontos de revisão bibliográfica muitas vezes esparsos em diferentes campos de conhecimento, contribuindo para ampliar a pouca literatura existente sobre o assunto na língua portuguesa.

Referências

ABOMINÁVEL. Direção: Jill Culton. Produção de Dreamworks Animation e Pearl Studio.China/Estados Unidos: Universal Pictures, 2019.

ALLPORT, Gordon W. Attitudes. In MURCHISON, C (org.). Handbookof Social Psychology.Worcester: Clark University Press, 1935, p.798-844. Excerto. Disponível em: https://xdoc-pl//allport-g-w-1935-attitudes-in-handbook-of-social-psychology-c-murchison-798844-pdf.free.htmal. Acesso em: 3 set. 2021.

ALMEIDA, Rosângela Doin de.; PASSINI, Elza Yazuko. O espaço geográfico: ensino erepresentação. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

ASCH, Solomon E. Psicologia Social. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1952.

BORIA, Edoardo. Geopolitical Maps: a sketch history of a neglected trend in cartography. Geopolitics, v. 13, p. 278-308, 2008.

CADERNO DE ATAS. Quarta Reunião do Conselho de Segurança Nacional, 4 jul. 1939.

CARVALHO, Edilson A. Cartografia, geopolítica e poder. Sociedade e Território, Natal,v.12, n. 1, p. 20-33, 1999.

CINTRA, Jorge P. O Mapa das Cortes: perspectivas cartográficas. Anais do Museu Paulista,São Paulo, v. 17, n. 2, p. 63-77, 2009.

CORDEY, SEAN. Cyber Influence Operations: an overview and comparative analysis.Cyberdefense Trend Analysis, Center for Security Studies (CSS), ETH Zurich, 2019.Disponível em: research-collection.ethz.ch/bitstream/handle/20.500.11850/382358/Cyber-Reports-2019-10-Cyberinfluence.pdf?.sequence=1eisAllowed=y. Acesso em: 30nov. 2021.

DOWNS, Roger M. Maps and metaphors. The professional geographer, Washington/ DC,v. 33, n. 3, p. 287-293, 1981.

EBBIGHAUSEN, Rodion. How Asia’s official maps promote propaganda. Deutsche WelleOnline, 3 mar. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/en/how-asias-official-mapspromote-propaganda/a52620520. Acesso em: 28 jul. 2021.

ELLIS, Geoffrey (org.). Cognitive Biases in Visualizations. Cham: Springer, 2018.

ELLIS-PETERSEN, Hanna. Twitter in India faces crminal changes for Kashmir “map treason”. The Guardian, 29 jun. 2021. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2021/jun.29/twitter-in-india-faces-criminal-changes-for-kashmir-maptreason. Acesso em: 4 nov. 2021.

FOTIADIS, Piers. The strange power of maps: how maps work politically and influence our understanding of the world. Working Paper n. 06-09, School of Social, Politics, and International Studies, University of Bristol, 2009. Disponível em https://www.bristol.ac.uk/media- library/sites/spais/migrated/documents/fotiadis0609.pdf. Acesso em: 19 ago. 2021.

FRANCO, Juliana Rocha. Cartografias criativas: da razão cartográfica às mídias móveis.Curitiba: Appris, 2019.

HAKIM, Sobhi Abdel. A cartografia árabe: atlas, rotas e reinos. O Correio da Unesco, v.8,p.14-17, 1991.

HARLEY, Brian. Mapas, Saber e Poder. Confins Online, n.5, 2009. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/5724. Acesso em: 19 ago. 2021.

KITCHIN, Rob; DODGE, Martin; PERKINS, Chris (ed). Introductory Essay: Power and Politics of Mapping. In: The Map Reader: theories of mapping practice and cartographicrepresentation. Hoboken: John Willey & Sons, 2011, p. 439- 446.

LA PARRA, Daniel; PENALVA, Clemente; MATEO, Miguel A. The representation of the world in national Arab news agencies: an exploration of (trans) national networks in the oficial Arab media. Convergencia, Cuernavaca: Universidad Autonoma del Estadode Morelos, n.53, p. 125-150, maio-ago.2010.

LEMANN, Nicholas. Atlas Shrugs. The New Yorker, p. 131-134, 9 April 2001.

LEUENBERGER, Christine; SCHNELL, Izhak. The politics of maps: constructing national territories in Israel. Social Studies of Science, Londres: Sage, v.40, n. 6, p. 803-842, 2010.

LIMA, André da Rocha. Análise Espacial: a contribuição dos mapas para o estudo das organizações criminosas por parte da Atividade de Inteligência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência) – Escola de Inteligência– ESINT/ABIN, Brasília, 2019.

MONMONIER, Mark. How to lie with maps. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.

NEMR, Christina; GANGWARE, William. Weapons of Mass Distraction: Foreign State-Sponsored Disinformation in the Digital Age. Park Advisors, 2019.

OLIVEIRA, Marcelo W. S. de. Mapas cognitivos do mundo de oficiais-aviadores da Força Aérea Brasileira. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

OLIVEIRA, Marcelo W. S. de. Mapas do mundo e militares: palco e personagens no teatro de operações. In PINHEIRO, J. Q.; ELALI, G. A. (org.). Interações Pessoa-Ambiente: nove estudos potiguares. Natal: Editora da UFRN, 2010. p.17-34.

PADILLA, Lace M; CRAEM-REGERH, Sarah H.; HEGARTY, Mary; STEFOMUCI, Jeanine.Decision making with visualizations: a cognitive framework across disciplines.Cognitive Research: principles and implications, v 3, n. 9. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s.41235-018-0120-9. Acesso em: 15 set. 2021.

PEREIRA, Jonathan J. S; IGLESIAS, Fabio. Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, p.73-89, maio/ago. 2020.

PINHEIRO, José Q. Determinants of cognitive maps of the world as expressed in sketch maps. Journal of Environmental Psychology, v. 18, p. 321-339, 1998.

RHODES, Andrew. Thinking in the space: the role of geography in national security decision-making. Texas National Security Review, v. 2, n.4, p. 91-108, 2019.

RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline, M.L.; JABLONSKI, Aroldo. Psicologia Social. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SAARINEN, Thomas F. StudentsViews of the World. In DOWNS, ROGER M.; STEA, DAVID (org.). Imageand Environment. Chicago: Aldline, 1973, p. 148-161.

SMITH-DELANO, Catherine. Cartografia e Imaginação. O Correio da Unesco, v.8, p. 10-13, 1991.

SUDAKOV, Alexandre. A revelação dos mapas soviéticos. O Correio da Unesco, v. 8, p.33-34, 1991.

VUKAJOVIC, Peter. Mapping the warzone: cartography, geopolitics and security discourse in the UK press. Journalism Studies, v.3, n. 2, p. 187-

Publicado
2023-03-23
Como Citar
MARCELO WILKER OLIVEIRA. MAPAS COMO INSTRUMENTOS DE PROPAGANDA. Revista Brasileira de Inteligência, n. 17, p. 45, 23 mar. 2023.