A CONFIANÇA COMO REQUISITO PARA A GESTÃO DE SEGURANÇA EM ORGANIZAÇÕES DE INTELIGÊNCIA DE ESTADO

  • Marcel Carrijo de Oliveira
Palavras-chave: Inteligência, Gestão de Segurança, Confiança

Resumo

Os níveis de confiança intraorganizacional estão associados ao engajamento no trabalho e à predisposição a observar normas e comportamentos seguros. Este estudo objetiva analisar como as relações de confiança e desconfiança podem impactar a gestão de segurança em Organizações de Inteligência de Estado (OIEs), instituições encarregadas de realizar missões especializadas que requerem sigilo e são condicionadas por esse imperativo. De modo a viabilizar o estudo em modelo analítico, e na ausência de estudos anteriores sobre esse tema, foram analisadas as interações entre os estudos sobre confiança e desconfiança, sobre gestão de segurança e de segurança da informação, e sobre a Atividade de Inteligência. A partir disso, observou-se que a promoção da confiança e a mitigação da desconfiança poderiam trazer benefícios para esse tipo institucional, cujas características dificultam e favorecem - simultaneamente - a adoção de medidas de construção e manutenção da confiança. Enfim, são apresentadas medidas identificadas na literatura que objetivam a modernização da gestão de segurança a partir do fortalecimento da confiança intraorganizacional.

Biografia do Autor

Marcel Carrijo de Oliveira

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Publicado
2018-12-01
Como Citar
OLIVEIRA, M. C. DE. A CONFIANÇA COMO REQUISITO PARA A GESTÃO DE SEGURANÇA EM ORGANIZAÇÕES DE INTELIGÊNCIA DE ESTADO. Revista Brasileira de Inteligência, n. 13, p. 61-76, 1 dez. 2018.