FERRAMENTAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA USO DA INTELIGÊNCIA

  • Fábio Nogueira de Miranda Filho

Resumo

A Inteligência assessora o decisor em situações-problema por meio de relatórios sobre o que de fato aconteceu, e o que aconteceria. A maioria das pistas que o analista tem para elaborar o relatório é de textos, escritos ou orais. Assim, torna-se necessário saber analisar e até desvendar os dados de que dispõe. A partir de fundamentos teóricos da Teoria do Conhecimento, este artigo apresenta três ferramentas de interpretação para uso na Inteligência e em quais situações aplicá-las: Inferência, baseada na lógica indutiva e dedutiva; Análise de Conteúdo, desdobrada em ferramentas computacionais; e Análise Discursiva, técnica ainda em evolução com grande perspectiva de auxílio à atividade Inteligência.

Biografia do Autor

Fábio Nogueira de Miranda Filho

Bacharel em Ciência da Computação (UFV, MG). Especialização em Gestão Estratégica (UFMG). Mestrando Profi ssional em Administração (PUC/MG).

Publicado
2016-12-01
Como Citar
MIRANDA FILHO, F. N. DE. FERRAMENTAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA USO DA INTELIGÊNCIA. Revista Brasileira de Inteligência, n. 11, p. 47-66, 1 dez. 2016.