OPERAÇÕES ÁGATA NO ARCO SUL DO BRASIL: uma análise sob a lente da Inteligência

  • Paulo Ubirajara Mendes

Resumo

O Brasil tem uma extensa faixa de fronteira. A problemática é complexa, registrando-se a ocorrência de diversos tipos de ilícitos nessas regiões. Neste contexto, o Ministério da Defesa concebeu as Operações Ágata, para combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais. No viés contrário, o crime organizado aperfeiçoa sua atuação e seu modus operandi, dia após dia. Assim, para que as Operações Ágata sejam bem sucedidas, é imprescindível o prévio esforço de Inteligência e o acompanhamento durante a fase repressiva. Este trabalho pretende analisar o contexto envolvido, lançando abordagem específica sobre as atividades ligadas à área da Inteligência.

Biografia do Autor

Paulo Ubirajara Mendes

É Tenente-Coronel da ativa do Exército Brasileiro, graduado pela AMAN (1995) e mestre em Operações Militares pela EsAO (2003). Possui o Curso de Altos Estudos Militares da ECEME (2011), especialização em análise de Inteligência pela EsIMEx (2013), sendo também diplomado no Curso Superior de Inteligência Estratégica da ESG (2016).

Publicado
2016-12-01
Como Citar
MENDES, P. U. OPERAÇÕES ÁGATA NO ARCO SUL DO BRASIL: uma análise sob a lente da Inteligência. Revista Brasileira de Inteligência, n. 11, p. 31-45, 1 dez. 2016.