A COOPERAÇÃO SINO-RUSSA: As implicações do “Pacto de Segurança Cibernética” e as relações sino-russas

Resumo

A cooperação sino-russa, desenvolvida desde o fim da União Soviética, alcançou um patamar mais estável durante os anos 2000. Foram diversos acordos para fomentar a aproximação do relacionamento entre China e Rússia nas áreas militar, econômica, política e cultural, tanto bilateralmente, quanto em organismos multilaterais. Historicamente, essas relações têm como característica a não-vinculação dos Estados a alianças de segurança ou de qualquer outra categoria. No entanto, a atualidade apresenta uma nova característica dessa relação bilateral, pois estes Estados têm realizado diversos acordos militares e de segurança que vinculam um ao outro. Exemplo disso é o Pacto de Segurança Cibernética de 2015, que permite um maior fluxo sino-russo de informações de inteligência e promove a cooperação em defesa contra ataques cibernéticos recíprocos e também aqueles realizados por terceiros. Esse acordo demonstra os esforços dos Estados chinês e russo para o desenvolvimento da sua aliança e uma maior identificação mútua de interesses, aspirações e objetivos no cenário internacional. Assim, o acordo sobre a área de inteligência é central para entender o futuro das relações sino-russas e funciona como uma forte expressão dos anseios de ambos os Estados para com a ordem mundial vigente.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Lima de Mattos

Graduando do curso de Relações Internacionais pelas Faculdades de Campinas (FACAMP), em Campinas – SP, e possui amplo interesse em relações sino-russas e continente asiático, atuando recentemente em pesquisas nas áreas de Inteligência, economia política internacional e ordem mundial.

Publicado
2015-12-01
Como Citar
MATTOS, G. H. L. DE. A COOPERAÇÃO SINO-RUSSA: As implicações do “Pacto de Segurança Cibernética” e as relações sino-russas. Revista Brasileira de Inteligência, n. 10, p. 63-72, 1 dez. 2015.