PROTEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS: desafios da previsão meteorológica como ferramenta de apoio aos Serviços de Inteligência

Resumo

A Proteção de Infraestruturas Críticas (PIC) é estratégica e fundamental para o funcionamento do País. Entretanto, no processo de tomada de decisão para a proteção destas infraestruturas, múltiplos riscos, impactos e fatores devem ser considerados, entre eles a ocorrência de Eventos Meteorológicos Extremos (EME). Neste contexto, este artigo tem como objetivo debater as oportunidades e os desafios vislumbrados para a meteorologia nacional como ferramenta de apoio aos Serviços de Inteligência na Proteção de Infraestruturas Críticas. Apresenta-se a potencial aplicação dos conceitos da Pesquisa Operacional em sinergia com as modernas técnicas de previsão de tempo. Esta integração é possível através dos métodos de estruturação de problema, de apoio multicritério à decisão e pelo desenvolvimento um Sistema meteorológico de Suporte à Decisão com uma abordagem sistêmica. Apesar da consolidação das diversas organizações de inteligência e de meteorologia no País e dos esforços do Governo Federal através do Sistema PROTEGER, a completa integração da previsão de tempo como ferramenta de apoio à decisão na Proteção de Infraestrutura Críticas ainda é um desafio a ser vencido pelo Brasil.

Biografia do Autor

Amaury Caruzzo

Meteorologista, Oficial da Reserva da Marinha do Brasil (RM2) e Doutorando pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E-mail: acaruzzo@ita.br

Marcelo Zawadzki

Major Aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e Doutorando pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Mischel Carmen Neyra Belderrain

Professora Associada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Decisão (GEAD).

Publicado
2015-05-01
Como Citar
CARUZZO, A.; ZAWADZKI, M.; BELDERRAIN, M. C. N. PROTEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS: desafios da previsão meteorológica como ferramenta de apoio aos Serviços de Inteligência. Revista Brasileira de Inteligência, n. 9, p. 51-63, 1 maio 2015.