RISCOS CONTRA A INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE E CONFIDENCIALIDADE DE DOCUMENTOS DIGITAIS

Resumo

Ambientes inseguros podem levar a incidentes que demonstram as limitações da tecnologia de assinatura digital quando não acompanhadas de outras medidas de segurança. Conhecer cenários onde uma assinatura é produzida sem o consentimento de seu proprietário é fundamental para uma melhor compreensão do significado de “não-repúdio” e de como a integridade, autenticidade ou confidencialidade poderiam ser comprometidas. Este estudo corrobora o veto ao artigo do projeto de lei que permitiria a destruição do documento original em papel após sua digitalização.

Biografia do Autor

João Batista Ribas de Moura

Analista Tributário da Receita Federal do Brasil. Bacharel em Administração de Empresas; MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação (FGV); Mestrando em Computação Aplicada: gestão de riscos (UnB); Membro do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

Publicado
2015-05-01
Como Citar
MOURA, J. B. R. DE. RISCOS CONTRA A INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE E CONFIDENCIALIDADE DE DOCUMENTOS DIGITAIS. Revista Brasileira de Inteligência, n. 9, p. 29-37, 1 maio 2015.