PERFILAÇÃO OPERACIONAL: APLICAÇÕES NO RECRUTAMENTO DE FONTES HUMANAS

  • Maurício Viegas Pinto
Palavras-chave: Inteligência de fontes humanas, Recrutamento de fontes humanas, Perfilação operacional

Resumo

O artigo examina a aplicação da perfilação operacional no recrutamento e na gestão de fontes humanas, em especial no que diz respeito ao procedimento de seleção dos alvos mais indicados para o cumprimento da missão. Inicialmente, descrevem-se os fundamentos da perfilação operacional com base no enfoque dos traços de personalidade. A seguir, apresenta-se a metodologia utilizada para aferir a percepção dos alunos que participaram de curso sobre o tema em 2018 e 2019. Os resultados obtidos nas duas turmas ministradas sugerem que o tema ainda é praticamente desconhecido entre membros da comunidade brasileira de Inteligência. A perfilação operacional foi validada pelos alunos, os quais a consideraram de grande relevância para o recrutamento de fontes humanas. Eles também avaliaram que a perfilação operacional poderia ser empregada nas suas respectivas unidades de Inteligência, e a maior parte deles demonstrou interesse pessoal em atuar com a aplicação dessa técnica.

Biografia do Autor

Maurício Viegas Pinto

Especialista em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho e Instrutor do Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro - Escola de Formação Judiciária do Distrito Federal.

Publicado
2019-12-01
Como Citar
PINTO, M. V. PERFILAÇÃO OPERACIONAL: APLICAÇÕES NO RECRUTAMENTO DE FONTES HUMANAS. Revista Brasileira de Inteligência, n. 14, p. 101-115, 1 dez. 2019.