Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista?

Convidamos a todos os interessados em contribuir com a RBI a conferir a seção Sobre a RBI e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para Autores.

Temos o prazer de informar que:

Textos para 18ª edição da Revista Brasileira de Inteligência podem ser enviados até 31 de maio de 2023

Está aberta a chamada para recebimento de artigos, ensaios e resenhas para a 18ª edição da Revista Brasileira de Inteligência (RBI). Os trabalhos devem ser originais, inéditos e apresentados em conformidade com a Política Editorial da RBI. O prazo para envio vai até 31 de maio.

Os textos devem ser enviados para o endereço eletrônico revista@abin.gov.br, acompanhados da Ficha de Identificação do Autor (Anexo I) devidamente preenchida. A RBI também publica textos em espanhol e inglês.

A Revista aceita a participação de autores acadêmicos e profissionais, cujos trabalhos tratem de questões teóricas e práticas de Inteligência sob a perspectiva das ciências sociais aplicadas, humanas, naturais ou tecnológica.

É vedado aos autores a submissão simultânea de artigo à RBI e a outras revistas especializadas.

Tipos de trabalhos aceitos

São recebidos textos relacionados com a área de Inteligência e suas vertentes que se enquadrem nas seguintes modalidades:

Artigo

Texto original em que se apresenta e se discute, de maneira clara e concisa, resultado de uma pesquisa ou estudo. Deve conter uma análise da temática, bem como apresentar elementos empíricos ou argumentações que sustentem as conclusões. Sua finalidade é divulgar conhecimentos e comunicar novas ideias, podendo possuir uma abordagem inicial sobre um tema ou uma revisão que analisa conteúdos já publicados.

Resenha

Apresentação crítica do conteúdo de uma obra. Trata-se de uma síntese clara de um livro ou de um escrito buscando apresentar os aspectos essenciais da obra em questão. Além de ter um caráter informativo, a resenha traz o ponto de vista de quem a elaborou, com base em pesquisas bibliográficas e na própria obra analisada.

Ensaio

Texto original que tem como objetivo discutir de forma clara e concisa, ideias, fatos e observações sobre determinado tema por meio da exposição de pontos de vista do autor. Deve conter argumentações que sustentem as conclusões com base em pesquisa referencial, podendo o autor expressar sua opinião pessoal, justamente para aproveitar a expertise individual. Sua finalidade é estimular a discussão acerca de questões ligadas a Inteligência, podendo versar sobre estudos de caso, notícias, acontecimentos, etc.

. As contribuições devem ser enviadas, de acordo com as diretrizes, para o email: revista@abin.gov.br".

Os trabalhos devem ser originais, inéditos e apresentados em conformidade com a Política Editorial da RBI.