EPISTEMOLOGIA E GNOSEOLOGIA DE INTELIGÊNCIA

  • Henrique Geaquinto Herkenhoff Universidade de Vila Velha
  • Rogério Bubach Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Palavras-chave: epistemologia, gnoseologia, atividade de Inteligência.

Resumo

Analisa aspectos relacionados com as teorias do conhecimento (epistemologia) e do aprendizado (gnoseologia), em seus contextos geral e particular, ao passar pelas considerações e abordagens dos pensadores antigos, principalmente, Sócrates, Platão e Aristóteles, com o propósito de ampliar o entendimento da natureza, das fontes, dos fundamentos, da validade e dos limites daquilo que se pode conhecer, e os incorpora ao escopo de atuação dos profissionais de Inteligência, principalmente para os envolvidos nas atividades inerentes à função de análise. Questiona a reivindicação do conceito de “ciência” por diversos ramos do conhecimento e discute a possibilidade da existência de uma “metodologia científica” ou da natureza “científica” de ramos do conhecimento que não se concentram sobre a natureza, especificamente sobre a função e a importância do conhecimento de Inteligência, bem como o “ciclo” ou o caminho para a produção e as fontes admissíveis, que, desde a modernidade, inclinam-se quase exclusivamente para o conhecimento que possa ser obtido pelo método cartesiano. Relaciona e incorpora, ao processo de produção de conhecimento empregado na atividade de Inteligência, os elementos da epistemologia e da gnoseologia, e propõe uma abordagem mais ampla e inclusiva das características do senso comum, do pensamento tradicional e mesmo do sensitivo à produção de conhecimento da Inteligência, de forma a se apropriar de todas as formas possíveis de interação com a verdade, ou seja, com a melhor informação que se possa obter no tempo e com os recursos disponíveis.

Biografia do Autor

Henrique Geaquinto Herkenhoff, Universidade de Vila Velha

Pós-Doutorando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – 2020. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) – 2011. Especialização (pósgraduação lato sensu) em Direito do Estado. Especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito Penal e Processual Penal. Graduação em Direito pela UFES – 1991. Professor da Universidade Vila Velha, na graduação em Direito e no Mestrado Profissional em Segurança Pública. Tem experiência na área de Direito e de Administração Pública, havendo atuado como professor de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito, procurador de diversos órgãos públicos, membro do Ministério Público Federal em 1ª e 2ª Instância, Desembargador Federal do TRF3 e Secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo.

Rogério Bubach, Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Mestre em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha (UVV). Especialista em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Direito pela UVV. Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES).

Publicado
2021-09-16
Como Citar
GEAQUINTO HERKENHOFF, H.; BUBACH, R. EPISTEMOLOGIA E GNOSEOLOGIA DE INTELIGÊNCIA. Revista Brasileira de Inteligência, n. 15, p. 1-16, 16 set. 2021.